Primeira Leitura (2Cor 11,18.21b-30)
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos, 18 já que muitos se gloriam segundo a carne, eu também me gloriarei. 21b O que outros ousam dizer em vantagem própria, eu também o digo a meu respeito, embora fale como insensato.
22 São hebreus? Eu também. São israelitas? Eu também. São da descendência de Abraão? Eu também. 23 São servos de Cristo? Como menos sensato digo: Eu ainda mais. De fato, muito mais do que eles: pelos trabalhos, pelas prisões, pelos açoites sem conta.
Muitas vezes, vi-me em perigo de morte. 24 Cinco vezes recebi dos judeus quarenta açoites menos um. 25 Três vezes, fui batido com varas. Uma vez, fui apedrejado. Três vezes, naufraguei. Passei uma noite e um dia em alto-mar.
26 Fiz inúmeras viagens, com inúmeros perigos: perigos de rios, perigos de ladrões, perigos da parte de meus compatriotas, perigos da parte dos pagãos, perigos na cidade, perigos em lugares desertos, perigos no mar, perigos por parte de falsos irmãos.
27 Trabalhos e fadigas, inúmeras vigílias, fome e sede, frequentes jejuns, frio e nudez!28 E, sem falar de outras coisas, a minha preocupação de cada dia, a solicitude por todas as Igrejas! 29 Quem é fraco, que eu também não seja fraco com ele? Quem é escandalizado, que eu não fique ardendo de indignação? 30 Se é preciso gloriar-se, é de minhas fraquezas que me gloriarei!
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 33)
— O Senhor liberta o justo de todas as angústias!
— O Senhor liberta o justo de todas as angústias!
— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!
— Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.
— Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.
Evangelho (Mt 6,19-23)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 19 “Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20 Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. 21 Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
22 O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23 Se o teu olho está doente, todo o corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Junte um tesouro no Céu
Junte um tesouro no Céu, coloque o seu coração para praticar o bem, o amor ao próximo, para doar o melhor de si para tantos que necessitam do amor misericordioso. Esse é o único bem que nunca passará.
“Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6,21).
Jesus está chamando nossa atenção para que não guardemos os nossos tesouros aqui na Terra. Eu fico preocupado, olhando com um certo espanto, como as pessoas vivem para trabalhar e juntar posses e tesouros aqui na Terra.
Algumas pessoas acumulam carros, outras juntam coisas menores como colares, por exemplo. Há coleções de colares, sapatos, coleções disso e daquilo. São objetos perecíveis, e onde ela vai guardando, vai acumulando aquilo. A pergunta é: “Quem vai usar tudo isso, se todos nós somos tão perecíveis, todos nós passamos como o pó da terra?
Não gastem suas energias, meus irmãos, somente trabalhando; não faça do troféu da sua vida os bens adquiridos, porque todos esses troféus são humanos e serão corroídos pelas traças desse mundo.
Junte um tesouro no Céu, coloque o seu coração para praticar o bem, o amor ao próximo, para doar o melhor de si para tantos que necessitam do amor misericordioso. Esse é o único bem que nunca passará, é a única riqueza que ficará guardada para a eternidade. Dê o melhor de si para amar o seu próximo.
Temos, hoje, o exemplo do jovem São Luís Gonzaga, a quem celebramos com muito amor e devoção. Um jovem de família cristã, muito bem educado pela mãe para os valores eternos, por isso ele fez do Evangelho o grande tesouro da sua vida.
São Luís foi um sacerdote zeloso e dedicado da ordem do Papa Francisco: os jesuítas. Assim como o Papa, o santo dedicou-se aos pobres, aos doentes, aos necessitados, porque fez do Evangelho a grande riqueza da sua vida.
Que nós saibamos escolher os verdadeiros tesouros, aqueles que permanecem.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo – Comunidade Canção Nova
Comentários
Postar um comentário