Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de julho 28, 2014

Liturgia diária: DIA 29 DE JULHO - TERÇA-FEIRA SANTA MARTA DISCÍPULA DE JESUS (BRANCO, PREFÁCIO COMUM OU DOS SANTOS – OFÍCIO DA MEMÓRIA)

Antífona da entrada:  Jesus entrou numa aldeia e uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa (Lc 10,38). Oração do dia Pai todo-poderoso, cujo filho quis hospedar-se em casa de Marta, concedei por sua intercessão que, servindo fielmente a Cristo em nossos irmãos e irmãs, sejamos recebidos por vós em vossa casa. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Leitura (1 João 4,7-16) Leitura da primeira carta de São João. 4   7  Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8  Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. 9  Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter enviado ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por ele. 1 0  Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos ele amado, e enviado o seu Filho para expiar os nossos pecados. 1 1  Caríssimos, se Deus assim nos amou, também nós nos devemos amar uns aos outros.

Santo do dia: Santa Marta, modelo ativo de quem acolhe 29JUL

Hoje lembramos a vida de Santa Marta, que tem seu testemunho gravado nas Sagradas Escrituras. Padres e teólogos encontram em Marta e sua irmã Maria, a figura da vida ativa (Marta) e contemplativa (Maria). O nome Marta vem do hebraico e significa  “senhora”. No Evangelho, Santa Marta apresenta-se como modelo ativo de quem acolhe:  “… Jesus entrou em uma aldeia e uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa”  (Lc 10,38). Esta não foi a única vez, já que é comprovada a grande amizade do Senhor para com Marta e seus irmãos, a ponto de Jesus chorar e reviver o irmão Lázaro. A tradição nos diz que diante da perseguição dos judeus, Santa Marta, Maria e Lázaro, saíram de Bethânia e tiveram de ir para França, onde se dedicaram à evangelização. Santa Marta é considerada em particular como patrona das cozinheiras e sua devoção teve início na época das Cruzadas. Santa Marta, rogai por nós! Fonte das leituras: Canção Nova