Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: 11ª Domingo do Tempo Comum – Domingo 16/06/13

Primeira Leitura (2Sm 12,7-10.13)

Leitura do Segundo Livro de Samuel:
Naqueles dias, 7 Natã disse a Davi: “Esse homem és tu! Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Eu te ungi como rei de Israel, e salvei-te das mãos de Saul.
Dei-te a casa do teu senhor e pus nos teus braços as mulheres do teu senhor, entregando-te também a casa de Israel e de Judá; e, se isto te parece pouco, vou acrescentar outros favores.
Por que desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o que lhe desagrada? Feriste à espada o hitita Urias, para fazer da sua mulher a tua esposa, fazendo-o morrer pela espada dos amonitas. 10 Por isso, a espada jamais se afastará de tua casa, porque me desprezaste e tomaste a mulher do hitita Urias para fazer dela a tua esposa.
13 Davi disse a Natã: “Pequei contra o Senhor”.
Natã respondeu-lhe: “De sua parte, o Senhor perdoou o teu pecado, de modo que não morrerás! Entretanto, por teres ultrajado o Senhor com teu procedimento, o filho que te nasceu morrerá”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 31)

(Música igual à faixa14 do CD.)
— Eu confessei, afinal, meu pecado/ e perdoastes, Senhor, minha falta.
— Eu confessei, afinal, meu pecado/ e perdoastes, Senhor, minha falta.
— Feliz o homem que foi perdoado/ e cuja falta já foi encoberta!/ Feliz o homem a quem o Senhor/ não olha mais como sendo culpado,/ e em cuja alma não há falsidade!
— Eu confessei, afinal, meu pecado,/ e minha falta vos fiz conhecer./ Disse: “Eu irei confessar meu pecado!”/ E perdoastes, Senhor, minha falta.
— Sois para mim proteção e refúgio;/ na minha angústia me haveis de salvar,/ e envolvereis a minha alma no gozo./ Regozijai-vos, ó justos, em Deus,/ e no Senhor exultai de alegria!/ Corações retos, cantai jubilosos!


Segunda Leitura (Gl 2,16.19-21)

Leitura da Carta de São Paulo apóstolo aos Gálatas:
Irmãos: 16 Sabendo que ninguém é justificado por observar a Lei de Moisés, mas por crer em Jesus Cristo, nós também abraçamos a fé em Jesus Cristo. Assim, fomos justificados pela fé em Cristo e não pela prática da Lei, porque pela prática da Lei ninguém será justificado.
19 Aliás, foi em virtude da Lei que eu morri para a Lei, a fim de viver para Deus. Com Cristo, eu fui pregado na cruz.
20 Eu vivo, mas não eu, é Cristo que vive em mim. Esta minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé, crendo no Filho de Deus, que me amou e por mim se entregou.
21 Eu não desprezo a graça de Deus. Ora, se a justiça vem pela Lei, então Cristo morreu inutilmente.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Evangelho (Lc 7,36-8,3)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 36 um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa.
37 Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38 e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.
39 Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”.
40 Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, Mestre!”
41 “Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro, cinquenta. 42 Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?”
43 Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”.
44 Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45 Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46 Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume.
47 Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco, mostra pouco amor”.
48 E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”.
49 Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?”
50 Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz!”
8,1 Depois disso, Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.




Não devemos desistir de ninguém

Muitas vezes, são os grandes pecadores que demonstram tamanho arrependimento. É por isso que nós não devemos desistir de ninguém, porque a graça de Deus vai alcançar até os pecadores mais distantes.
Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios” (Lc 8,1-2).
O que nós estamos vivendo, hoje, é a ação misericordiosa de Jesus. Primeiro, quando Ele entra na casa de Simão, o fariseu, pois lá há uma mulher já conhecida como pecadora por ter ser sido uma adúltera ou qualquer outra coisa.
Essa mulher vem ao encontro do Senhor, e traz um frasco de alabastro com perfume e o joga aos pés do Mestre, ungindo-os; depois, enxuga-os com seus próprios cabelos. Naquele momento, o fariseu Simão, que havia convidado Jesus, questionou-o, pois sabia que tipo de mulher estava tocando os seus pés. É obvio que o Senhor sabia. Mas Simão, que havia convidado Jesus para estar em sua casa, nem a mão estendeu para receber o Mestre; no entanto, essa mulher, que era pecadora, deu o melhor de si, deu um perfume de alto valor para perfumar os pés do Mestre e, ao mesmo tempo, usou seus cabelos para enxugá-los.
Ali, está a dimensão de um amor profundo. Alguém que muito pecou, agora está demonstrando tamanho amor. É uma forma de demonstrar arrependimento pelas suas faltas, pela vida errada, porque, talvez, quem tenha cometido poucos pecados ou quem ache que não os cometeu, não dá demonstração sincera nenhuma de arrependimento, de contrição ou de amor ao Mestre.
Muitas vezes, são os grandes pecadores que demonstram tamanho arrependimento. É por isso que nós não devemos desistir de ninguém, porque a graça de Deus vai alcançar até os pecadores mais distantes.
Nós podemos ter a certeza de que o amor misericordioso de Jesus, no dia de hoje, pode atingir muitos corações, basta que eu e você acreditemos que essa palavra de Jesus, que cura, salva e transforma, chegue a muitos corações.
Não julguemos nem condenemos ninguém; pelo contrário, abramos o nosso coração para que dele jorre o amor misericordioso de Jesus, que cura, salva e liberta.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo – Comunidade Canção Nova




Fonte das leituras: Canção Nova

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bakhita – A Santa [2009] Filme

Sinopse:  Uma mensagem de amor, misericórdia e bondade. O ano é 1948 e Aurora Martin chega ao convento de Canossian aonde Bakhita acabou de morrer e acaba recordando a incrível vida e mulher que cuidou dela quando menina. Nascida em uma vila no Sudão, seqüestrada por traficantes e vendida a Frederico Martin, um mercador italiano. De volta à Itália, Bahkita se torna baba de Aurora, que perdeu sua mãe no nascimento. Mesmo com uma violenta oposição dos camponeses e moradores locais, Bakhita abraça a fé católica graças ao Padre Antonio. Contrariado, Frederico Martin não aceita, pois a considera sua propriedade, e agora vai caçá-la a fim de trazê-la de volta. Servidor:  DepositFiles Duração:  103 minutos Formato:  Rmvb Tamanho:  339 Idioma:  Portugues Obs: Clique em DOWNLOAD depois em DOWNLOAD REGULARES, aguarde os segundos e digite as letras que aparecer  BOM FILME! DOWNLOAD Aplicativo adequado pra ver o filme:  Real Alternative 

The Chosen Episódio Piloto (The Shepherd / O Pastor) Episódio que deu origem à série

The Chosen conta a história de Jesus Cristo de forma renovada  e também o caminho que cada discípulo seu passou até encontrá-lo e ter se tornado seus apóstolos. existe o aplicativo oficial na google play pode ser baixado no seu celular informações na pagina da google play pelo pc:  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.vidangel.thechosen&hl=pt_BR

Liturgia diária: Segunda, 4 de Março de 2024

  PRIMEIRA LEITURA Havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio. Leitura do Segundo Livro dos Reis 5,1-15a Naqueles dias, 1 Naamã, general do exército do rei da Síria, era um homem muito estimado  e considerado pelo seu senhor, pois foi por meio dele que o Senhor concedeu a vitória aos arameus. Mas esse homem, valente guerreiro, era leproso. 2 Ora, um bando de arameus que tinha saído da Síria, tinha levado cativa uma moça do país de Israel. Ela ficou ao serviço da mulher de Naamã. 3 Disse ela à sua senhora: "Ah, se meu senhor se apresentasse ao profeta que reside em Samaria, sem dúvida, ele o livraria da lepra de que padece!" 4 Naamã foi então informar o seu senhor: "Uma moça do país de Israel disse isto e isto". 5 Disse-lhe o rei de Aram:  "Vai, que eu enviarei uma carta ao rei de Israel". Naamã partiu, levando consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e d