Conheça a história de São Nicolau de Tolentino
Primeira Leitura (Cl 2,6-15)
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.
Irmãos, 6assim como aceitastes a Cristo Jesus como Senhor, assim continuai a guiar-vos por ele: 7enraizados nele e edificados sobre ele, apoiados na fé que vos foi ensinada, dando-lhe muitas ações de graças.
8Estai alerta, para que ninguém vos enrede com sua filosofia e com doutrina falsa, baseando-se em tradição humana e remontando às forças elementares do mundo, sem se fundamentar em Cristo. 9Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. 10Dele também vós estais repletos, pois ele é a Cabeça de todas as forças e de todos os poderes. 11Nele, vós também recebestes uma circuncisão, não feita por mão humana, mas uma circuncisão que é de Cristo, pela qual renunciais ao corpo perecível.
12Com Cristo fostes sepultados no batismo; com ele também fostes ressuscitados por meio da fé no poder de Deus, que ressuscitou a Cristo dentre os mortos.
13Ora, vós estáveis mortos por causa dos vossos pecados, e vossos corpos não tinham recebido a circuncisão, até que Deus vos trouxe para a vida, junto com Cristo, e a todos nós perdoou os pecados. 14Existia contra nós uma conta a ser paga, mas ele a cancelou, apesar das
obrigações legais, e a eliminou, pregando-a na cruz; 15Ele despojou as autoridades e os poderes sobre-humanos e os expôs publicamente em espetáculo, levando-os em cortejo triunfal.
- Palavra do Senhor.
Responsório (Sl 144)
— O Senhor é muito bom para com todos.
— O Senhor é muito bom para com todos.
— Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, e bendizer o vosso nome pelos séculos. Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre.
— Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.
— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!
Primeira Leitura (Cl 2,6-15)
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.
Irmãos, 6assim como aceitastes a Cristo Jesus como Senhor, assim continuai a guiar-vos por ele: 7enraizados nele e edificados sobre ele, apoiados na fé que vos foi ensinada, dando-lhe muitas ações de graças.
8Estai alerta, para que ninguém vos enrede com sua filosofia e com doutrina falsa, baseando-se em tradição humana e remontando às forças elementares do mundo, sem se fundamentar em Cristo. 9Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. 10Dele também vós estais repletos, pois ele é a Cabeça de todas as forças e de todos os poderes. 11Nele, vós também recebestes uma circuncisão, não feita por mão humana, mas uma circuncisão que é de Cristo, pela qual renunciais ao corpo perecível.
12Com Cristo fostes sepultados no batismo; com ele também fostes ressuscitados por meio da fé no poder de Deus, que ressuscitou a Cristo dentre os mortos.
13Ora, vós estáveis mortos por causa dos vossos pecados, e vossos corpos não tinham recebido a circuncisão, até que Deus vos trouxe para a vida, junto com Cristo, e a todos nós perdoou os pecados. 14Existia contra nós uma conta a ser paga, mas ele a cancelou, apesar das
obrigações legais, e a eliminou, pregando-a na cruz; 15Ele despojou as autoridades e os poderes sobre-humanos e os expôs publicamente em espetáculo, levando-os em cortejo triunfal.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
— O Senhor é muito bom para com todos.
— O Senhor é muito bom para com todos.
— Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, e bendizer o vosso nome pelos séculos. Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre.
— Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.
— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!
Evangelho (Lc 6,12-19)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e ser curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.
— Palavra da Salvação.
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e ser curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Não tentemos enganar o Senhor que sonda os corações
A hipocrisia é a atitude do sistema
religioso representado pelos escribas e fariseus, os quais se fecham em
seu prestígio e poder, julgando-se justos e desprezando o povo humilde.
Jesus critica severamente os escribas e fariseus, porque eles
desprezavam os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a
misericórdia e a fidelidade.
A hipocrisia dos fariseus e escribas com
relação à religiosidade era algo que eles não conseguiam disfarçar, não
obstante a sua falsa aparência de “santos”. Eles se fecham para não
perder prestígio e poder. Julgando-se justos e perfeitos, desprezavam o
povo humilde e excluído da sociedade. Jesus, que enxerga além das
aparências daqueles falsos santos, denuncia toda a sua falsidade.
Por outro lado, o Senhor – no estilo
profético – contradisse a religião da Lei que oprime e humilha o povo
com suas inumeráveis observâncias, favorecendo aqueles que subjugavam o
povo em nome de Deus. Estes mandatários ou representantes da elite
religiosa procuram manter as aparências, porém, falta o essencial, que é
a acolhida da pessoa de Cristo, e o Seu plano de Salvação com Seu amor
misericordioso e vivificante.
Jesus é duro em suas advertências,
chegando a chamar os fariseus de “cegos” e “hipócritas”, pois limpam o
exterior dos seus corpos, enquanto por dentro continuava sujos de
pecados. Ele penetra no coração dos homens. e, com muita sabedoria e
propriedade, denuncia o que há de escondido por debaixo das aparências.
Assim como Ele falava aos mestres da Lei e
aos fariseus, chamando-os de “hipócritas”, Ele também se dirige a
qualquer um de nós que nos enaltecemos em vista das nossas “boas ações”.
Nós também, como os antigos, podemos estar pagando o dízimo de todos os
nossos proventos e até promovendo o bem comum, no entanto, podemos
também estar agindo como “guias cegos” se as nossas atitudes não
estiverem edificando ninguém.
Se estivermos fazendo o bem apenas para
aparecer e chamar a atenção, estão nos faltando os ensinamentos mais
importantes: justiça, misericórdia e fidelidade. Isto acontece quando
aproveitamos os momentos em que todos tomam conhecimento das nossas boas
obras em campanhas, cujo objetivo é somente a nossa promoção pessoal.
Os que se preocupam com isso são os fariseus e os hipócritas.
Que a semente e o veneno dos fariseus
hipócritas – bem como dos escribas – não caiam em nossos corações, a
ponto de, uma vez germinando, sufoque, envenene e mate a Boa Nova que
recebemos de Jesus. Procuremos, pois, viver o que ensinamos, pregamos e
aparentamos ser perante a comunidade cristã, pois não nos esqueçamos de
que o Senhor que vê tudo vai um dia nos julgar.
A partir disso, é fundamental que tanto o
nosso exterior quanto o interior apareçam sem manchas, e não como os
doutores da Lei, cujo exterior aparecia sem manchas, todavia o seu
interior estava cheio de maldade. Jesus nos adverte, enquanto é tempo,
num outro texto: “limpa primeiro o copo por dentro para que também por fora fique limpo”.
Podemos enganar a todos, mas
não enganamos a Deus que sonda o nosso coração e conhece o que há de
mais camuflado dentro de nós. A justiça, a misericórdia e a fidelidade,
portanto, constituem-se em atos concretos de amor. Somos chamados a
fazer o bem, mas tudo com sentido. E por amor!
Meu irmão, minha irmã, será que Jesus, no
Evangelho de hoje, está dizendo alguma coisa para nós? Será que também
nós julgamos os outros por fazer “isso” ou “aquilo” sem nos perguntarmos
porquê o fazem? Ou será que procuramos manter uma aparência de santos,
de quem observa todos os mandamentos de Jesus e tudo mais, porém, na
realidade, não passamos de pecadores maiores que aqueles, os quais, ao
ver as nossas aparências de justos, se sentem pequeninos em relação a
nós?
Resumindo: diríamos que o núcleo desta
narrativa é a contestação da observância religiosa do repouso sabático,
imposta pela Lei de Israel. Esta contestação se insere no conjunto de
outros quatro gestos de Jesus que atentam contra a ordem legal. Ele
liberta o povo da lei da impureza, da culpabilidade do pecado, da
exclusão do convívio social e das observâncias do jejum.
Entrando numa sinagoga, Jesus se depara
com um homem com a mão atrofiada, recuado, sentado no chão,
marginalizado e excluído. Sabe que os chefes religiosos, escribas e
fariseus o observam e querem condená-lo. Não se intimida e,
ostensivamente, toma a iniciativa provocadora. Diz àquele homem
marginalizado que se levante e o chama para o lugar central. Jesus opta
pelo caminho do bem e da vida, e liberta o homem de seu defeito
excludente. Os chefes religiosos optam pelo caminho da morte ao
planejarem como eliminar Jesus.
Pai, abre minha mente para compreender a
Sua santa vontade, a fim de conformar minha vida com ela. E livra-me de
qualquer tipo de preconceito e sobretudo da hipocrisia.
Padre Bantu Mendonça
Fonte das Leituras: Canção Nova
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