Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: Dia 29 de Janeiro - Quarta-feira III SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde Ofício da III Semana)

Antífona de Entrada

Cantai ao Senhor um canto novo, cantai ao Senhor, ó terra inteira; esplendor, majestade e beleza brilham no seu templo santo (Sl95,1.6).
 
Oração do dia

Deus eterno e todo-poderoso, dirigi a nossa vida segundo o vosso amor, para que possamos, em nome do vosso Filho, frutificar em boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (2 Samuel 7,4-17)
Leitura do segundo livro de Samuel.
 

7 4Mas a palavra do Senhor foi dirigida a Natã naquela mesma noite, e dizia: 5"Vai e dize ao meu servo Davi: 'eis o que diz o Senhor: Não és tu quem me edificará uma casa para eu habitar. 6Desde que tirei da terra do Egito os filhos de Israel até o dia de hoje, não habitei casa alguma, mas, qual um viandante, tenho-me alojado sob a tenda e sob um tabernáculo improvisado. 7E em todo esse tempo que andei no meio dos israelitas, falei eu porventura a algum dos chefes de Israel que encarreguei de apascentar o meu povo: por que não me edificas uma casa de cedro?' 8Dirás, pois, ao meu servo Davi: 'eis o que diz o Senhor dos exércitos: eu te tirei das pastagens onde guardavas tuas ovelhas para fazer de ti o chefe de meu povo de Israel. 9Estive contigo em toda parte por onde andaste; exterminei diante de ti todos os teus inimigos, e fiz o teu nome comparável ao dos grandes da terra. 10Designei um lugar para o meu povo de Israel: plantei-o nele, e ali ele mora, sem ser inquietado, e os maus não o oprimirão mais como outrora, 11no tempo em que eu estabelecia juízes sobre o meu povo. Concedo-te uma vida tranqüila, livrando-te de todos os teus inimigos. O Senhor anuncia-te que quer fazer-te uma casa. 12Quando chegar o fim de teus dias e repousares com os teus pais, então suscitarei depois de ti a tua posteridade, aquele que sairá de tuas entranhas, e firmarei o seu reino. 13Ele me construirá um templo, e firmarei para sempre o seu trono real. 14Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. Se ele cometer alguma falta, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de homens, 15mas não lhe tirarei a minha graça, como a retirei de Saul, a quem afastei de ti. 16Tua casa e teu reino estão estabelecidos para sempre diante de mim, e o teu trono está firme para sempre'". 17Natã comunicou a Davi todas as palavras dessa revelação'.
 

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 88/89

Guardarei eternamente para ele a minha graça. 
"Eu firmei uma aliança com meu servo, meu eleito,
e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor.
Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem,
de geração em geração garantirei o teu reinado!" 

Ele, então, me invocará: "Ó Senhor, vós sois meu Pai,
sois meu Deus, sois meu rochedo onde encontro a salvação!"
E por isso farei dele o meu filho primogênito,
sobre os reis de toda a terra farei dele o rei altíssimo. 

Guardarei eternamente para ele a minha graça
e com ele firmarei minha aliança indissolúvel.
Pelos séculos sem fim conservarei sua descendência,
e o seu trono, tanto tempo quanto os céus, há de durar.

Evangelho (Marcos 4,1-20)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Semente é de Deus a palavra, Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
 

4 1Jesus pôs-se novamente a ensinar, à beira do mar, e aglomerou-se junto dele tão grande multidão, que ele teve de entrar numa barca, no mar, e toda a multidão ficou em terra na praia. 2E ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. Dizia-lhes na sua doutrina:

3"Ouvi: Saiu o semeador a semear. 4Enquanto lançava a semente, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. 5Outra parte caiu no pedregulho, onde não havia muita terra; o grão germinou logo, porque a terra não era profunda; 6mas, assim que o sol despontou, queimou-se e, como não tivesse raiz, secou. 7Outra parte caiu entre os espinhos; estes cresceram, sufocaram-na e o grão não deu fruto. 8Outra caiu em terra boa e deu fruto, cresceu e desenvolveu-se; um grão rendeu trinta, outro sessenta e outro cem". 9E dizia: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!" 10Quando se acharam a sós, os que o cercavam e os Doze indagaram dele o sentido da parábola. 11Ele disse-lhes: "A vós é revelado o mistério do Reino de Deus, mas aos que são de fora tudo se lhes propõe em parábolas. 12Desse modo, eles olham sem ver, escutam sem compreender, sem que se convertam e lhes seja perdoado". 13E acrescentou: "Não entendeis essa parábola? Como entendereis então todas as outras? 14O semeador semeia a palavra. 15Alguns se encontram à beira do caminho, onde ela é semeada; apenas a ouvem, vem Satanás tirar a palavra neles semeada. 16Outros recebem a semente em lugares pedregosos; quando a ouvem, recebem-na com alegria; 17mas não têm raiz em si, são inconstantes, e assim que se levanta uma tribulação ou uma perseguição por causa da palavra, eles tropeçam. 18Outros ainda recebem a semente entre os espinhos; ouvem a palavra, 19mas as preocupações mundanas, a ilusão das riquezas, as múltiplas cobiças sufocam-na e a tornam infrutífera. 20Aqueles que recebem a semente em terra boa escutam a palavra, acolhem-na e dão fruto, trinta, sessenta e cem por um".
 

Palavra da Salvação.

Comentário ao Evangelho

A PALAVRA E SEUS FRUTOS

O público ouvinte da pregação de Jesus era enormemente variado. Não era possível controlar as intenções de quem se aproximava dele, nem a predisposição com que ouviam suas palavras. Jesus sabia da variedade de corações onde era semeada a mensagem do Reino.
Havia quem era tão superficial, a ponto de a palavra não chegar a penetrar minimamente em seu coração. Esses ouviam Jesus sem a menor disposição de dar importância à sua mensagem e deixar-se tocar por ela. E a palavra se perdia!
Outros manifestavam um certo interesse pelo que Jesus dizia, prestando atenção às suas palavras, com o desejo de colocá-las em prática. Porém, lhes faltava garra para continuar. Por isso, desanimavam quando a vivência da palavra ia se fazendo sempre mais exigente, com sofrimento e perseguição. E a palavra ficava estéril!
Muita gente acolhia a mensagem de Jesus e se predispunha a praticá-la. Entretanto, estavam atarefados com tantas coisas e tão seduzidos pelas futilidades do mundo que a palavra não tinha como se desenvolver. E se tornava infrutífera!
No coração de muitos, a palavra era acolhida com carinho e dava fruto, na proporção da generosidade e da disponibilidade de cada um. Seria ingênuo pretender cem por cento de fruto em todos eles. A dinâmica do Reino segue caminhos desconhecidos pela razão humana.

Oração

Senhor Jesus, seja o meu coração um terreno fértil onde, caindo tua Palavra, possa frutificar plenamente.

O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês.

Sobre as Oferendas

Ó Deus, acolhei com bondade as oferendas que vos apresentamos para que sejam santificadas e nos tragam a salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão
Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! (Sl 33,6)

Depois da Comunhão

Concedei-nos, Deus todo-poderoso, que, tendo recebido a graça de uma nova vida, sempre nos gloriemos dos vossos dons. Por Cristo, nosso Senhor.

Fonte das leituras: domtotal.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bakhita – A Santa [2009] Filme

Sinopse:  Uma mensagem de amor, misericórdia e bondade. O ano é 1948 e Aurora Martin chega ao convento de Canossian aonde Bakhita acabou de morrer e acaba recordando a incrível vida e mulher que cuidou dela quando menina. Nascida em uma vila no Sudão, seqüestrada por traficantes e vendida a Frederico Martin, um mercador italiano. De volta à Itália, Bahkita se torna baba de Aurora, que perdeu sua mãe no nascimento. Mesmo com uma violenta oposição dos camponeses e moradores locais, Bakhita abraça a fé católica graças ao Padre Antonio. Contrariado, Frederico Martin não aceita, pois a considera sua propriedade, e agora vai caçá-la a fim de trazê-la de volta. Servidor:  DepositFiles Duração:  103 minutos Formato:  Rmvb Tamanho:  339 Idioma:  Portugues Obs: Clique em DOWNLOAD depois em DOWNLOAD REGULARES, aguarde os segundos e digite as letras que aparecer  BOM FILME! DOWNLOAD Aplicativo adequado pra ver o filme:  Real Alternative 

The Chosen Episódio Piloto (The Shepherd / O Pastor) Episódio que deu origem à série

The Chosen conta a história de Jesus Cristo de forma renovada  e também o caminho que cada discípulo seu passou até encontrá-lo e ter se tornado seus apóstolos. existe o aplicativo oficial na google play pode ser baixado no seu celular informações na pagina da google play pelo pc:  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.vidangel.thechosen&hl=pt_BR

Liturgia diária: Segunda, 4 de Março de 2024

  PRIMEIRA LEITURA Havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio. Leitura do Segundo Livro dos Reis 5,1-15a Naqueles dias, 1 Naamã, general do exército do rei da Síria, era um homem muito estimado  e considerado pelo seu senhor, pois foi por meio dele que o Senhor concedeu a vitória aos arameus. Mas esse homem, valente guerreiro, era leproso. 2 Ora, um bando de arameus que tinha saído da Síria, tinha levado cativa uma moça do país de Israel. Ela ficou ao serviço da mulher de Naamã. 3 Disse ela à sua senhora: "Ah, se meu senhor se apresentasse ao profeta que reside em Samaria, sem dúvida, ele o livraria da lepra de que padece!" 4 Naamã foi então informar o seu senhor: "Uma moça do país de Israel disse isto e isto". 5 Disse-lhe o rei de Aram:  "Vai, que eu enviarei uma carta ao rei de Israel". Naamã partiu, levando consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e d