Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: Quinta, 18 de Janeiro de 2024

 PRIMEIRA LEITURA

Saul, meu pai, procura matar-te.

Leitura do Primeiro Livro de Samuel 18,6-9; 19,1-7

Naqueles dias,
6
quando Davi voltou, depois de ter matado o filisteu,
as mulheres de todas as cidades de Israel
saíram ao encontro do rei Saul,
dançando e cantando alegremente
ao som de tamborins e címbalos.
7
E, enquanto dançavam, diziam em coro:
"Saul matou mil, mas Davi matou dez mil".
8
Saul ficou muito encolerizado com isto
e não gostou nada da canção, dizendo:
"A Davi deram dez mil, e a mim somente mil.
Que lhe falta ainda, senão a realeza?"
9
E, a partir daquele dia,
não olhou mais para Davi com bons olhos.
19,1
Saul falou a Jônatas, seu filho,
e a todos os seus servos
sobre sua intenção de matar Davi.
Mas Jônatas, filho de Saul,
amava profundamente Davi,
2
e preveniu-o a respeito disso, dizendo:
"Saul, meu pai, procura matar-te;
portanto, toma cuidado amanhã de manhã,
e fica oculto em um esconderijo.
3
Eu mesmo sairei em companhia de meu pai,
no campo, onde estiveres,
e lhe falarei de ti, para ver o que ele diz,
e depois te avisarei de tudo o que eu souber".
4
Então Jônatas falou bem de Davi a Saul, seu pai,
e acrescentou:
"Não faças mal algum ao teu servo Davi,
porque ele nunca te ofendeu.
Ao contrário, o que ele tem feito
foi muito proveitoso para ti.
5
Arriscou a sua vida, matando o filisteu,
e o Senhor deu uma grande vitória a todo o Israel.
Tu mesmo foste testemunha e te alegraste.
Por que, então, pecarias,
derramando sangue inocente
e mandando matar Davi sem motivo?"
6
Saul, ouvindo isto,
e aplacado com as razões de Jônatas, jurou:
"Pela vida do Senhor, ele não será morto!"
7
Então Jônatas chamou Davi
e contou-lhe tudo isto.
Levou-o em seguida a Saul,
para que ele retomasse o seu lugar, como antes.
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial  Sl 55(56),2-3.9-10.11-13 (R. 5bc)
R. É no Senhor que eu confio e nada temo.

2
Tende pena e compaixão de mim, ó Deus, †
pois há tantos que me calcam sob os pés, *
e agressores me oprimem todo dia!
3
Meus inimigos de contínuo me espezinham, *
são numerosos os que lutam contra mim! R.

9
Do meu exílio registrastes cada passo, †
em vosso odre recolhestes cada lágrima, *
e anotastes tudo isso em vosso livro.
10
Meus inimigos haverão de recuar †
em qualquer dia em que eu vos invocar;
tenho certeza: o Senhor está comigo! R.

11
Confio em Deus e louvarei sua promessa. †
12
É no Senhor que eu confio e nada temo: *
que poderia contra mim um ser mortal?
13
Devo cumprir, ó Deus, os votos que vos fiz, *
e vos oferto um sacrifício de louvor, R.

Aclamação ao Evangelho  cF. 2Tm 1,10
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte;
    fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis.

EVANGELHO


Os espíritos maus gritavam: "Tu és o Filho de Deus!"
Mas ele ordenava severamente para não dizerem quem ele era.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 3,7-12


Naquele tempo,
7
Jesus se retirou para a beira do mar,
junto com seus discípulos.
Muita gente da Galileia o seguia.
8
E também muita gente da Judeia,
de Jerusalém, da Idumeia, do outro lado do Jordão,
dos territórios de Tiro e Sidônia,
foi até Jesus, porque tinham ouvido falar
de tudo o que ele fazia.
9
Então Jesus pediu aos discípulos
que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão,
para que não o comprimisse.
10
Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas,
e todos os que sofriam de algum mal
jogavam-se sobre ele para tocá-lo.
11
Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: 
"Tu és o Filho de Deus!"
12
Mas Jesus ordenava severamente
para não dizerem quem ele era.
Palavra da Salvação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bakhita – A Santa [2009] Filme

Sinopse:  Uma mensagem de amor, misericórdia e bondade. O ano é 1948 e Aurora Martin chega ao convento de Canossian aonde Bakhita acabou de morrer e acaba recordando a incrível vida e mulher que cuidou dela quando menina. Nascida em uma vila no Sudão, seqüestrada por traficantes e vendida a Frederico Martin, um mercador italiano. De volta à Itália, Bahkita se torna baba de Aurora, que perdeu sua mãe no nascimento. Mesmo com uma violenta oposição dos camponeses e moradores locais, Bakhita abraça a fé católica graças ao Padre Antonio. Contrariado, Frederico Martin não aceita, pois a considera sua propriedade, e agora vai caçá-la a fim de trazê-la de volta. Servidor:  DepositFiles Duração:  103 minutos Formato:  Rmvb Tamanho:  339 Idioma:  Portugues Obs: Clique em DOWNLOAD depois em DOWNLOAD REGULARES, aguarde os segundos e digite as letras que aparecer  BOM FILME! DOWNLOAD Aplicativo adequado pra ver o filme:  Real Alternative 

The Chosen Episódio Piloto (The Shepherd / O Pastor) Episódio que deu origem à série

The Chosen conta a história de Jesus Cristo de forma renovada  e também o caminho que cada discípulo seu passou até encontrá-lo e ter se tornado seus apóstolos. existe o aplicativo oficial na google play pode ser baixado no seu celular informações na pagina da google play pelo pc:  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.vidangel.thechosen&hl=pt_BR

Liturgia diária: Segunda, 4 de Março de 2024

  PRIMEIRA LEITURA Havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio. Leitura do Segundo Livro dos Reis 5,1-15a Naqueles dias, 1 Naamã, general do exército do rei da Síria, era um homem muito estimado  e considerado pelo seu senhor, pois foi por meio dele que o Senhor concedeu a vitória aos arameus. Mas esse homem, valente guerreiro, era leproso. 2 Ora, um bando de arameus que tinha saído da Síria, tinha levado cativa uma moça do país de Israel. Ela ficou ao serviço da mulher de Naamã. 3 Disse ela à sua senhora: "Ah, se meu senhor se apresentasse ao profeta que reside em Samaria, sem dúvida, ele o livraria da lepra de que padece!" 4 Naamã foi então informar o seu senhor: "Uma moça do país de Israel disse isto e isto". 5 Disse-lhe o rei de Aram:  "Vai, que eu enviarei uma carta ao rei de Israel". Naamã partiu, levando consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e d