Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: Segunda, 8 de Janeiro de 2023

 PRIMEIRA LEITURA

Eis o meu servo: nele se compraz minh'alma.

Leitura do Livro do Profeta Isaías 42,1-4.6-7

Assim fala o Senhor:
1
"Eis o meu servo — eu o recebo;
eis o meu eleito — nele se compraz minh'alma;
pus meu espírito sobre ele,
ele promoverá o julgamento das nações.
2
Ele não clama nem levanta a voz,
nem se faz ouvir pelas ruas.
3
Não quebra uma cana rachada
nem apaga um pavio que ainda fumega;
mas promoverá o julgamento para obter a verdade.
4
Não esmorecerá nem se deixará abater,
enquanto não estabelecer a justiça na terra;
os países distantes esperam seus ensinamentos.
6
Eu, o Senhor, te chamei para a justiça 
e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí 
como o centro de aliança do povo, luz das nações,
7
para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, 
livrar do cárcere os que vivem nas trevas".
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial  Sl (29)28,1a.2.3ac-4.3b.9b-10 (R. 11b)
R. Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

1a
Filhos de Deus, tributai ao Senhor, *
tributai-lhe a glória e o poder!
2
Dai-lhe a glória devida ao seu nome; *
adorai-o com santo ornamento! R.

3a
Eis a voz do Senhor sobre as águas,*
3c
sua voz sobre as águas imensas!
4
Eis a voz do Senhor com poder!*
Eis a voz do Senhor majestosa. R.

3b
Sua voz no trovão reboando!*
9b
No seu templo os fiéis bradam: "Glória!"
10
É o Senhor que domina os dilúvios, *
o Senhor reinará para sempre! R.

SEGUNDA LEITURA

Foi ungido por Deus com o Espírito Santo.

Leitura dos Atos dos Apóstolos 10,34-38

Naqueles dias,
34
Pedro tomou a palavra e disse:
"De fato, estou compreendendo
que Deus não faz distinção entre as pessoas.
35
Pelo contrário, ele aceita quem o teme
e pratica a justiça,
qualquer que seja a nação a que pertença.
36
Deus enviou sua palavra aos israelitas
e lhes anunciou a Boa-nova da paz,
por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos.
37
Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia,
a começar pela Galileia, 
depois do batismo pregado por João:
38
como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus
com o Espírito Santo e com poder.
Ele andou por toda a parte, fazendo o bem 
e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio;
porque Deus estava com ele".
Palavra do Senhor.

Aclamação ao Evangelho  cf. Mc 9,6
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai:
    Eis meu filho muito amado; escutai-o, todos vós!

EVANGELHO


Tu és meu filho amado; em ti ponho meu bem-querer.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1,7-11


Naquele tempo,
7
João Batista pregava, dizendo:
"Depois de mim virá alguém mais forte do que eu.
Eu nem sou digno de me abaixar
para desamarrar suas sandálias.
8
Eu vos batizei com água,
mas ele vos batizará com o Espírito Santo".
9
Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia,
e foi batizado por João no rio Jordão.
10
E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo,
e o Espírito, como pomba, descer sobre ele.
11
E do céu veio uma voz:
"Tu és o meu Filho amado,
em ti ponho meu bem-querer".
Palavra da Salvação.

Ou, à escolha:

PRIMEIRA LEITURA

Vinde às águas: ouvi e tereis vida.

Leitura do Livro do Profeta Isaías 55,1-11

Assim diz o Senhor:
1
"Ó vós todos que estais com sede, vinde às águas;
vós que não tendes dinheiro, apressai-vos,
vinde e comei, vinde comprar sem dinheiro,
tomar vinho e leite, sem nenhuma paga.
2
Por que gastar dinheiro com outra coisa que não o pão;
desperdiçar o salário, senão com satisfação completa?
Ouvi-me com atenção, e alimentai-vos bem,
para deleite e revigoramento do vosso corpo.

3
Inclinai vosso ouvido e vinde a mim,
ouvi e tereis vida;
farei convosco um pacto eterno,
manterei fielmente as graças concedidas a Davi.
4
Eis que fiz dele uma testemunha para os povos,
chefe e mestre para as nações.
5
Eis que chamarás uma nação que não conhecias,
e acorrerão a ti povos que não te conheciam,
por causa do Senhor, teu Deus,
e do Santo de Israel, que te glorificou.
6
Buscai o Senhor, enquanto pode ser achado;
invocai-o, enquanto ele está perto.
7
Abandone o ímpio seu caminho,
e o homem injusto, suas maquinações;
volte para o Senhor, que terá piedade dele,
volte para nosso Deus, que é generoso no perdão.
8
Meus pensamentos não são como os vossos pensamentos,
e vossos caminhos não são como os meus caminhos,
diz o Senhor.
9
Estão meus caminhos tão acima dos vossos caminhos
e meus pensamentos acima dos vossos pensamentos,
quanto está o céu acima da terra.
10
Assim como a chuva e a neve descem do céu
e para lá não voltam mais,
mas vêm irrigar e fecundar a terra,
e fazê-Ia germinar e dar semente,
para o plantio e para a alimentação,
11
assim a palavra que sair de minha boca:
não voltará para mim, vazia;
antes, realizará tudo o que for de minha vontade
e produzirá os efeitos que pretendi, ao enviá-la".
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial  Is 12,2-3.4bcd.5-6 (R. 3)
R. Com alegria bebereis do manancial da salvação.

2
Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; *
o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. 
3
Com alegria bebereis do manancial da salvação. R.

4b
E direis naquele dia: "Dai louvores ao Senhor, 
  c
invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, *
  d
entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime. R.

5
Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, *
publicai em toda a terra suas grandes maravilhas!
6
Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, *
porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!"
 R.

SEGUNDA LEITURA

O Espírito, a água e o sangue.

Leitura da Primeira Carta de São João 5,1-9

Caríssimos:
1
Todo o que crê que Jesus é o Cristo,
nasceu de Deus,
e quem ama aquele que gerou alguém,
amará também aquele que dele nasceu.
2
Podemos saber que amamos os filhos de Deus,
quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.
3
Pois isto é amar a Deus:
observar os seus mandamentos.
E os seus mandamentos não são pesados,
4
pois todo o que nasceu de Deus vence o mundo.
E esta é a vitória que venceu o mundo:
a nossa fé.
5
Quem é o vencedor do mundo,
senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
6
Este é o que veio pela água e pelo sangue:
Jesus Cristo.
(Não veio somente com a água,
mas com a água e o sangue).
E o Espírito é que dá testemunho,
porque o Espírito é a Verdade.
7
Assim, são três que dão testemunho:
8
o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes.
9
Se aceitamos o testemunho dos homens,
o testemunho de Deus é maior.
Este é o testemunho de Deus,
pois ele deu testemunho a respeito de seu Filho.
Palavra do Senhor.

Aclamação ao Evangelho  cf. Jo 1,29
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Quando João viu Jesus, ele disse:
    Eis aqui o Cordeiro de Deus,
    que tira o pecado do mundo.

EVANGELHO

Tu és meu filho amado; em ti ponho meu bem-querer.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1,7-11


Naquele tempo,
7
João Batista pregava, dizendo:
"Depois de mim virá alguém mais forte do que eu.
Eu nem sou digno de me abaixar
para desamarrar suas sandálias.
8
Eu vos batizei com água,
mas ele vos batizará com o Espírito Santo".
9
Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia,
e foi batizado por João no rio Jordão.
10
E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo,
e o Espírito, como pomba, descer sobre ele.
11
E do céu veio uma voz:
"Tu és o meu Filho amado,
em ti ponho meu bem-querer".
Palavra da Salvação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bakhita – A Santa [2009] Filme

Sinopse:  Uma mensagem de amor, misericórdia e bondade. O ano é 1948 e Aurora Martin chega ao convento de Canossian aonde Bakhita acabou de morrer e acaba recordando a incrível vida e mulher que cuidou dela quando menina. Nascida em uma vila no Sudão, seqüestrada por traficantes e vendida a Frederico Martin, um mercador italiano. De volta à Itália, Bahkita se torna baba de Aurora, que perdeu sua mãe no nascimento. Mesmo com uma violenta oposição dos camponeses e moradores locais, Bakhita abraça a fé católica graças ao Padre Antonio. Contrariado, Frederico Martin não aceita, pois a considera sua propriedade, e agora vai caçá-la a fim de trazê-la de volta. Servidor:  DepositFiles Duração:  103 minutos Formato:  Rmvb Tamanho:  339 Idioma:  Portugues Obs: Clique em DOWNLOAD depois em DOWNLOAD REGULARES, aguarde os segundos e digite as letras que aparecer  BOM FILME! DOWNLOAD Aplicativo adequado pra ver o filme:  Real Alternative 

The Chosen Episódio Piloto (The Shepherd / O Pastor) Episódio que deu origem à série

The Chosen conta a história de Jesus Cristo de forma renovada  e também o caminho que cada discípulo seu passou até encontrá-lo e ter se tornado seus apóstolos. existe o aplicativo oficial na google play pode ser baixado no seu celular informações na pagina da google play pelo pc:  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.vidangel.thechosen&hl=pt_BR

Liturgia diária: Segunda, 4 de Março de 2024

  PRIMEIRA LEITURA Havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio. Leitura do Segundo Livro dos Reis 5,1-15a Naqueles dias, 1 Naamã, general do exército do rei da Síria, era um homem muito estimado  e considerado pelo seu senhor, pois foi por meio dele que o Senhor concedeu a vitória aos arameus. Mas esse homem, valente guerreiro, era leproso. 2 Ora, um bando de arameus que tinha saído da Síria, tinha levado cativa uma moça do país de Israel. Ela ficou ao serviço da mulher de Naamã. 3 Disse ela à sua senhora: "Ah, se meu senhor se apresentasse ao profeta que reside em Samaria, sem dúvida, ele o livraria da lepra de que padece!" 4 Naamã foi então informar o seu senhor: "Uma moça do país de Israel disse isto e isto". 5 Disse-lhe o rei de Aram:  "Vai, que eu enviarei uma carta ao rei de Israel". Naamã partiu, levando consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e d