Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: Sexta, 19 de Janeiro de 2024

 PRIMEIRA LEITURA

Não levantarei a mão contra ele,
pois é o ungido do Senhor.

Leitura do Primeiro Livro de Samuel 24,3-21


Naqueles dias,
3
Saul tomou consigo três mil homens
escolhidos em todo o Israel
e saiu em busca de Davi e de seus homens,
até aos rochedos das cabras monteses.
4
E chegou aos currais de ovelhas
que encontrou no caminho.
Havia ali uma gruta,
onde Saul entrou para satisfazer suas necessidades.
Davi e seus homens achavam-se no fundo da gruta,
5
e os homens de Davi disseram-lhe:
"Este certamente é o dia do qual o Senhor te falou:
'Eu te entregarei o teu inimigo,
para que faças dele o que quiseres'".
Então Davi aproximou-se de mansinho
e cortou a ponta do manto de Saul.
6
Mas logo o seu coração se encheu de remorsos
por ter feito aquilo,
7
e disse aos seus homens:
"Que o Senhor me livre de fazer uma coisa dessas
ao ungido do Senhor,
levantando a minha mão contra ele, o ungido do Senhor".
8
Com essas palavras, Davi conteve os seus homens,
e não permitiu que se lançassem sobre Saul.
Este deixou a gruta e seguiu seu caminho.
9
Davi levantou-se a seguir, saiu da gruta
e gritou atrás dele:
"Senhor, meu rei!"
Saul voltou-se e Davi inclinou-se até o chão e prostrou-se.
10
E disse a Saul:
"Por que dás ouvidos às palavras dos que te dizem
que Davi procura fazer-te mal?
11
Viste hoje com teus próprios olhos
que o Senhor te entregou em minhas mãos, na gruta.
Renunciando a matar-te!
poupei-te a vida, porque pensei:
Não levantarei a mão contra o meu senhor,
pois ele é o ungido do Senhor,
12
e meu pai.
Presta atenção, e vê em minha mão a ponta do teu manto.
Se eu cortei este pedaço do teu manto e não te matei,
reconhece que não há maldade nem crime em mim,
que não pequei contra ti.
Tu, porém, andas procurando tirar-me a vida.
13
Que o Senhor seja nosso juiz
e que ele me vingue de ti.
Mas eu nunca levantarei a minha mão contra ti.
14
'Dos ímpios sairá a impiedade', diz o antigo provérbio;
por isso, a minha mão não te tocará.
15
A quem persegues tu, ó rei de Israel?
A quem persegues? Um cão morto! E uma pulga!
16
Pois bem! O senhor seja juiz e julgue entre mim e ti.
Que ele examine e defenda a minha causa,
e me livre das tuas mãos".
17
Quando Davi terminou de falar, Saul lhe disse:
"É esta a tua voz, ó meu filho Davi?"
E começou a clamar e a chorar
18
Depois disse a Davi:
"Tu és mais justo do que eu,
porque me tens feito bem e eu só te tenho feito mal.
19
Hoje me revelaste a tua bondade para comigo,
pois o Senhor me entregou em tuas mãos
e não me mataste.
20
Qual é o homem que, encontrando o seu inimigo,
o deixa ir embora tranquilamente?
Que o Senhor te recompense pelo bem que hoje me fizeste.
21
Agora, eu sei com certeza que tu serás rei,
e que terás em tua mão o reino de Israel".

Palavra do Senhor.

Salmo responsorial  Sl 56(57),2.3-4.6 e 11 (R. 2a)
R. Piedade, Senhor, tende piedade.

2
Piedade, Senhor, piedade, *
pois em vós se abriga a minh'alma!
De vossas asas, à sombra, me achego, *
até que passe a tormenta, Senhor! R.

3
Lanço um grito ao Senhor Deus Altíssimo, *
a este Deus que me dá todo o bem.
4
Que me envie do céu sua ajuda †
e confunda os meus opressores! *
Deus me envie sua graça e verdade! R.

6
Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, *
vossa glória refulja na terra!
11
Vosso amor é mais alto que os céus, *
mais que as nuvens a vossa verdade! R.

Aclamação ao Evangelho  2Cor 5,19
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade;
    e a nós ele entregou esta reconciliação.

EVANGELHO


Chamou os que ele quis, para que ficassem com ele.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 3,13-19


Naquele tempo,
13
Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis.
E foram até ele.
14
Então Jesus designou Doze, 
para que ficassem com ele
e para enviá-los a pregar,
15
com autoridade para expulsar os demônios.
16
Designou, pois, os Doze:
Simão, a quem deu o nome de Pedro;
17
Tiago e João, filhos de Zebedeu,
aos quais deu o nome de Boanerges,
que quer dizer "filhos do trovão";
18
André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé,
Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu,
19
e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.
Palavra da Salvação.
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
© Todos os direitos reservados.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bakhita – A Santa [2009] Filme

Sinopse:  Uma mensagem de amor, misericórdia e bondade. O ano é 1948 e Aurora Martin chega ao convento de Canossian aonde Bakhita acabou de morrer e acaba recordando a incrível vida e mulher que cuidou dela quando menina. Nascida em uma vila no Sudão, seqüestrada por traficantes e vendida a Frederico Martin, um mercador italiano. De volta à Itália, Bahkita se torna baba de Aurora, que perdeu sua mãe no nascimento. Mesmo com uma violenta oposição dos camponeses e moradores locais, Bakhita abraça a fé católica graças ao Padre Antonio. Contrariado, Frederico Martin não aceita, pois a considera sua propriedade, e agora vai caçá-la a fim de trazê-la de volta. Servidor:  DepositFiles Duração:  103 minutos Formato:  Rmvb Tamanho:  339 Idioma:  Portugues Obs: Clique em DOWNLOAD depois em DOWNLOAD REGULARES, aguarde os segundos e digite as letras que aparecer  BOM FILME! DOWNLOAD Aplicativo adequado pra ver o filme:  Real Alternative 

The Chosen Episódio Piloto (The Shepherd / O Pastor) Episódio que deu origem à série

The Chosen conta a história de Jesus Cristo de forma renovada  e também o caminho que cada discípulo seu passou até encontrá-lo e ter se tornado seus apóstolos. existe o aplicativo oficial na google play pode ser baixado no seu celular informações na pagina da google play pelo pc:  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.vidangel.thechosen&hl=pt_BR

Liturgia diária: Segunda, 4 de Março de 2024

  PRIMEIRA LEITURA Havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio. Leitura do Segundo Livro dos Reis 5,1-15a Naqueles dias, 1 Naamã, general do exército do rei da Síria, era um homem muito estimado  e considerado pelo seu senhor, pois foi por meio dele que o Senhor concedeu a vitória aos arameus. Mas esse homem, valente guerreiro, era leproso. 2 Ora, um bando de arameus que tinha saído da Síria, tinha levado cativa uma moça do país de Israel. Ela ficou ao serviço da mulher de Naamã. 3 Disse ela à sua senhora: "Ah, se meu senhor se apresentasse ao profeta que reside em Samaria, sem dúvida, ele o livraria da lepra de que padece!" 4 Naamã foi então informar o seu senhor: "Uma moça do país de Israel disse isto e isto". 5 Disse-lhe o rei de Aram:  "Vai, que eu enviarei uma carta ao rei de Israel". Naamã partiu, levando consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e d