Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: Segunda, 19 de Fevereiro de 2024

 PRIMEIRA LEITURA

Julga teu próximo conforme a justiça.

Leitura do Livro do Levítico 19,1-2.11-18

1
O Senhor falou a Moisés, dizendo:
2
"Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel, e dize-lhes:
Sede santos, 
porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo.
11
Não furteis, não digais mentiras,
nem vos enganeis uns aos outros.
12
Não jureis falso por meu nome,
profanando o nome do Senhor teu Deus.
Eu sou o Senhor.
13
Não explores o teu próximo
nem pratiques extorsão contra ele.
Não retenhas contigo a diária do assalariado
até o dia seguinte.
14
Não amaldiçoes o surdo,
nem ponhas tropeço diante do cego,
mas temerás o teu Deus.
Eu sou o Senhor.
15
Não cometas injustiças no exercício da justiça;
não favoreças o pobre nem prestigieis o poderoso.
Julga teu próximo conforme a justiça.
16
Não sejas um maldizente entre o teu povo.
Não conspires, caluniando-o,
contra a vida do teu próximo.
Eu sou o Senhor.
17
Não tenhas no coração ódio contra teu irmão.
Repreende o teu próximo,
para não te tornares culpado de pecado por causa dele.
18
Não procures vingança, 
nem guardes rancor aos teus compatriotas.
Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Eu sou o Senhor".
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial
Sl 18(19),8.9.10.15 (R. Jo 6,63c)

R. Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida!

8
A lei do Senhor Deus é perfeita,*
conforto para a alma!
O testemunho do Senhor é fiel,*
sabedoria dos humildes. R.

9
Os preceitos do Senhor são precisos,*
alegria ao coração.
O mandamento do Senhor é brilhante,*
para os olhos é uma luz. R.

10
É puro o temor do Senhor,*
imutável para sempre.
Os julgamentos do Senhor são corretos*
e justos igualmente. R.

15
Que vos agrade o cantar dos meus lábios*
e a voz da minha alma;
que ela chegue até vós, ó Senhor,*
meu Rochedo e Redentor! R.

Aclamação ao Evangelho
2Cor 6,2b

R. Salve Cristo, luz da vida, 
    companheiro na partilha!
V. Eis o tempo de conversão; 
    eis o dia da salvação

EVANGELHO


Todas as vezes que fizestes isso a um dos menores
de meus irmãos foi a mim que o fizeste.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 25,31-46



Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
31
"Quando o Filho do Homem vier em sua glória,
acompanhado de todos os anjos,
então se assentará em seu trono glorioso.
32
Todos os povos da terra 
serão reunidos diante dele,
e ele separará uns dos outros,
assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.
33
E colocará as ovelhas à sua direita
e os cabritos à sua esquerda.
34
Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita:
'Vinde benditos de meu Pai!
Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou
desde a criação do mundo!
35
Pois eu estava com fome e me destes de comer;
eu estava com sede e me destes de beber;
eu era estrangeiro e me recebestes em casa;
36
eu estava nu e me vestistes;
eu estava doente e cuidastes de mim;
eu estava na prisão e fostes me visitar'.
37
Então os justos lhe perguntarão:
'Senhor, quando foi que te vimos com fome
e te demos de comer?
com sede e te demos de beber?
38
Quando foi que te vimos como estrangeiro
e te recebemos em casa,
e sem roupa e te vestimos?
39
Quando foi que te vimos doente ou preso,
e fomos te visitar?'
40
Então o Rei lhes responderá:
'Em verdade eu vos digo,
que todas as vezes que fizestes isso
a um dos menores de meus irmãos,
foi a mim que o fizestes!'
41
Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda:
'Afastai-vos de mim, malditos! 
Ide para o fogo eterno,
preparado para o diabo e para os seus anjos.
42
Pois eu estava com fome e não me destes de comer;
eu estava com sede e não me destes de beber;
43
eu era estrangeiro e não me recebestes em casa;
eu estava nu e não me vestistes;
eu estava doente e na prisão 
e não fostes me visitar'.
44
E responderão também eles:
'Senhor, quando foi que te 
vimos com fome, ou com sede,
como estrangeiro, ou nu, 
doente ou preso, e não te servimos?'
45
Então o Rei lhes responderá:
'Em verdade eu vos digo,
todas as vezes que não fizestes isso
a um desses pequeninos,
foi a mim que não o fizestes!'
46
Portanto, estes irão para o castigo eterno,
enquanto os justos irão para a vida eterna".
Palavra da Salvação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bakhita – A Santa [2009] Filme

Sinopse:  Uma mensagem de amor, misericórdia e bondade. O ano é 1948 e Aurora Martin chega ao convento de Canossian aonde Bakhita acabou de morrer e acaba recordando a incrível vida e mulher que cuidou dela quando menina. Nascida em uma vila no Sudão, seqüestrada por traficantes e vendida a Frederico Martin, um mercador italiano. De volta à Itália, Bahkita se torna baba de Aurora, que perdeu sua mãe no nascimento. Mesmo com uma violenta oposição dos camponeses e moradores locais, Bakhita abraça a fé católica graças ao Padre Antonio. Contrariado, Frederico Martin não aceita, pois a considera sua propriedade, e agora vai caçá-la a fim de trazê-la de volta. Servidor:  DepositFiles Duração:  103 minutos Formato:  Rmvb Tamanho:  339 Idioma:  Portugues Obs: Clique em DOWNLOAD depois em DOWNLOAD REGULARES, aguarde os segundos e digite as letras que aparecer  BOM FILME! DOWNLOAD Aplicativo adequado pra ver o filme:  Real Alternative 

The Chosen Episódio Piloto (The Shepherd / O Pastor) Episódio que deu origem à série

The Chosen conta a história de Jesus Cristo de forma renovada  e também o caminho que cada discípulo seu passou até encontrá-lo e ter se tornado seus apóstolos. existe o aplicativo oficial na google play pode ser baixado no seu celular informações na pagina da google play pelo pc:  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.vidangel.thechosen&hl=pt_BR

Liturgia diária: Segunda, 4 de Março de 2024

  PRIMEIRA LEITURA Havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio. Leitura do Segundo Livro dos Reis 5,1-15a Naqueles dias, 1 Naamã, general do exército do rei da Síria, era um homem muito estimado  e considerado pelo seu senhor, pois foi por meio dele que o Senhor concedeu a vitória aos arameus. Mas esse homem, valente guerreiro, era leproso. 2 Ora, um bando de arameus que tinha saído da Síria, tinha levado cativa uma moça do país de Israel. Ela ficou ao serviço da mulher de Naamã. 3 Disse ela à sua senhora: "Ah, se meu senhor se apresentasse ao profeta que reside em Samaria, sem dúvida, ele o livraria da lepra de que padece!" 4 Naamã foi então informar o seu senhor: "Uma moça do país de Israel disse isto e isto". 5 Disse-lhe o rei de Aram:  "Vai, que eu enviarei uma carta ao rei de Israel". Naamã partiu, levando consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e d